Se tem algo que afeta diretamente a saúde financeira de um bar é a gestão do estoque. Você já deve saber que não adianta nada servir drinks impecáveis e petiscos irresistíveis se o desperdício está lá nos bastidores, drenando o seu lucro. Por isso, se não houver um olhar atento para o depósito de suprimentos, as perdas podem comprometer a experiência dos clientes, bem como o negócio como um todo.
Afinal, todas as bebidas precisam de insumos frescos e bem calculados. Vale destacar que, ao falar de gestão de estoque, não se trata apenas de evitar que falte bebida, mas também reduzir os excessos que ficam parados nas prateleiras e que acabam virando prejuízo.
Um bom controle do estoque está entre os processos mais importantes de um bar ou restaurante, especialmente porque a medida influencia diretamente nos custos operacionais, na margem de lucro, no fluxo de caixa e, também, na qualidade do serviço prestado.
Gestão de estoque ainda é um desafio no mercado varejista
Embora seja algo fundamental para garantir a saúde financeira de um negócio, a realidade nem sempre é condizente com o que é ideal.
Um levantamento mostrou que, apesar de 92% dos varejistas brasileiros possuírem um setor voltado à gestão de armazenagem, apenas 38% investem em um sistema de gestão para a área. O cenário fica ainda mais desafiador para pequenos negócios – quando quase 30% das MPEs ainda não entraram no mercado digital,imagine investir em sistemas de gerenciamento.
A má gestão de estoque pode desencadear algumas consequências nada agradáveis como:
Falta de ingredientes
Por falta de conhecer o estoque mínimo necessário para suprir a demanda, muitos bares acabam pecando com a falta de ingredientes para produzir os pratos e bebidas oferecidos no cardápio, já que não realizaram um novo pedido a tempo de repor o estoque.
Para sanar o problema de forma imediata, é muito comum que os donos de bares façam compras de emergência em um mercado próximo, pagando preços mais altos nos suprimentos, elevando os custos de produção.
Queda na qualidade do serviço
Quando o estabelecimento não consegue comprar o item faltante de forma emergencial, essa má gestão do estoque é percebida na ponta, ou seja, quando o cliente escolhe um item no cardápio e é comunicado de que a opção não está disponível para aquele dia.
Muitos clientes acabam por desistir de consumir algo no bar, por ficarem frustrados com a falta do produto que desejavam. Além disso, o estabelecimento corre um grande risco de perder uma venda e, dependendo da situação, pode deixar de fidelizar um cliente.
Os clientes podem até escolher outra opção, porém, a falta de itens do cardápio afeta negativamente a percepção sobre o serviço prestado e a experiência como um todo.
Perdas de insumos
A perda de insumos é outra consequência da falta de controle de estoque. E, com isso, o seu estabelecimento arcará com prejuízos financeiros, visto que terá de fazer um novo investimento para repor o depósito de suprimentos.
O resultado é um impacto na lucratividade do bar, uma vez que o dinheiro investido não gerou nenhum retorno. Essa perda ainda reflete no fluxo de caixa e no capital de giro do negócio.
As perdas de insumos podem acontecer por:
- Compras em excesso
- Falta de previsibilidade da demanda
- Prazo de validade vencido
- Armazenamento feito de forma inadequada
Para que você não sofra com as perdas de insumos, uma das estratégias é contar produtos que tenham um prazo de validade maior em relação aos in natura – já que boa parte dos drinks levam frutas e ervas.
E, em se tratando de produtos de boa qualidade e com mais durabilidade em relação aos itens in natura, a Begin entende!
Somos uma empresa especializada em comercializar ingredientes prontos para dar ainda mais qualidade para seus drinks, e ainda contribuímos para que você faça uma boa gestão de estoque. Como já citamos, o desperdício de insumos está totalmente atrelado à falta de controle dos suprimentos.
Como contamos com a Linha de Frutas Prontas para Drinks, é possível ter total controle da quantidade que está sendo utilizada na preparação dos coquetéis, sem ter desperdício. Além disso, tem o ganho no prazo de validade, visto que os produtos desta linha podem ser refrigerados, mesmo após abertos, por um período considerável.
Além disso, a linha foi pensada para facilitar a vida do bartender, que ganha tempo no preparo dos coquetéis, e você, empresário, economiza ao não perder insumos por baixa qualidade.
Em nosso site para vendas de atacado é possível conferir as variedades de frutas em embalagens de 1 litro, que possibilitam a preparação de até 20 drinks. As opções disponíveis combinam com diferentes bebidas e dão um toque especial no sabor.
Além disso, essa linha se destaca por:
- As frutas já serem cortadas
- Adoçadas na medida certa
- Sem desperdício e trabalho no preparo
- Padronização de sabor nos drinks servidos
- Facilidade no armazenamento
- Maior tempo de validade (1 ano a partir da data de fabricação/30 dias refrigerado após o pote aberto).
- Vários sabores disponíveis
Além da Linha de Frutas Prontas, ainda contamos com as Espumas para Drinks que dão mais aroma, textura e sabor para as bebidas, proporcionando uma experiência única para seus clientes.
A Begin tem 5 sabores de espumas prontas para consumo:
- Blueberry
- Morango
- Tangerina
- Limão Siciliano
- Gengibre
Práticas de gestão de estoque que podem ser aplicadas no dia a dia
Ter um controle eficiente do estoque é o que vai permitir que seu bar funcione sem imprevistos e, principalmente, sem desperdícios. E isso, sem dúvida, vai refletir nos resultados financeiros e na satisfação dos seus clientes. Por isso, algumas dicas de gestão podem ser colocadas em prática a partir de hoje. Confira:
Tenha um inventário do seu estoque – Embora pareça algo complicado de se fazer, garantimos que é melhor perder um tempinho para conferir tudo que você tem no estoque – do gelo aos destilados, do que perceber que está faltando um suprimento importante na hora que tiver de utilizá-lo. Além disso, é uma forma de você saber exatamente o que precisa comprar e o que já tem de sobra.
Digitalize sua gestão – A tecnologia está aí ao nosso favor, então use e abuse! Planilhas e aplicativos de controle de estoque podem ser grandes aliados. Além de facilitar o acompanhamento das entradas e saídas de produtos, ainda ajudam na previsão das compras. Com certeza você terá menos dor de cabeça e mais controle sobre o seu estoque.
Treine a equipe para o uso consciente – As sobras de estoque não são as únicas a causarem desperdício. O mau uso de ingredientes também pode pesar no bolso. Por isso, é fundamental orientar a equipe sobre quantidades exatas e a importância de ter atenção aos exageros.
Estude o comportamento do cliente – É ele quem dita quais são os produtos mais vendidos e os que ficam encalhados. Desta forma, é possível ajustar o cardápio e evitar gastar com ingredientes que não têm tanta saída.
Uma boa gestão de estoque de bebidas não só garante que seus drinks saiam sempre perfeitos, como também faz a diferença no seu balanço financeiro no final do mês. Então, dedique um tempo para ajustar esses detalhes, porque cada garrafa bem gerenciada é um cliente satisfeito e, claro, mais lucro para o seu negócio.
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