Todo empreendedor sabe que um negócio não se trata apenas de vender, mas sim criar momentos que permanecerão na mente e no coração dos seus clientes. Assim sendo, fidelizar clientes se torna imprescindível para o sucesso e sustentabilidade de bares e restaurantes.
Clientes fiéis não apenas garantem uma base de receita estável, mas também atuam como embaixadores do seu negócio, recomendando-o a amigos e familiares. Além disso, a fidelização reduz custos com marketing, já que reter clientes existentes é mais barato do que atrair novos.
Mas como garantir que os clientes voltem sempre? Confira aqui 5 estratégias sobre como fidelizar clientes em bares ou outros estabelecimentos:
- Faça pesquisas de satisfação
Para fidelizar seus clientes, é essencial garantir uma boa experiência em todos os aspectos do seu estabelecimento — bebidas, atendimento, ambiente, entre outros — as pesquisas de satisfação são uma ferramenta valiosa. Elas ajudam a entender a imagem que você está transmitindo e a experiência que está proporcionando.
As informações podem ser coletadas de diversas maneiras, como uma caderneta no caixa, pesquisadores conversando diretamente com os clientes ou pesquisas online. Se você possui um banco de dados, pode enviar pesquisas de satisfação por e-mail ou aplicativos de mensagem após a visita dos clientes. Para incentivar a participação, gamifique o processo, oferecendo brindes para aqueles que responderem.
Além de obter o feedback necessário, essa abordagem aumenta as chances de retorno dos clientes ao seu estabelecimento. Se está difícil encontrar esses dados sobre seus clientes, aproveite a tecnologia a seu favor.
- Aniversariantes
Aniversários são momentos especiais em que as pessoas querem se divertir e curtir com amigos e familiares. Para os maiores de idade, é sinônimo de maior consumo de drinks.
Aproveitar essas ocasiões pode ser uma excelente oportunidade para aumentar a receita do seu negócio.
Se você mantém um cadastro de seus clientes, pode facilmente identificar todos os aniversariantes de um determinado período. Com essa informação, é possível implementar ações de marketing direcionadas, como enviar sugestões personalizadas para que eles comemorem seus aniversários no seu estabelecimento, promoções na cartela de drinks, entre outros.
- Compartilhe o wi-fi do seu restaurante
Embora pareça uma ação estratégica simples, muitos estabelecimentos ainda não oferecem Wi-Fi ou não compartilham o sinal com seus clientes.
Essa prática pode trazer diversos benefícios. Manter seus clientes conectados não apenas melhora a experiência deles, mas também incentiva ações de marketing orgânico, como o compartilhamento de fotos e vídeos do seu estabelecimento nas redes sociais.
Em outras palavras, proporcionar Wi-Fi aos seus clientes pode ajudar a fidelizá-los e promover sua marca de forma gratuita.
- Programa de fidelidade com promoções periódicas
Os programas de fidelidade e campanhas promocionais são métodos clássicos e eficazes para fidelizar clientes. Para criar um programa de fidelidade, sua empresa pode distribuir cartões que são carimbados cada vez que um cliente visita o seu estabelecimento.
Paralelamente, você pode oferecer prêmios quando um cliente atingir um determinado número de carimbos.
Lançar ofertas especiais em datas comemorativas, como Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais é outra excelente estratégia. Essas ofertas podem atrair mais clientes e aumentar as vendas.
- Oferecer produtos e/ou serviços de qualidade
O principal motivo para o retorno de um cliente ao seu restaurante é a qualidade dos produtos servidos e do atendimento recebido. Além disso, o custo-benefício das opções oferecidas também desempenha um papel fundamental.
Por isso, para fidelizar sua clientela é necessário garantir que a cozinha e os bartenders mantenham um padrão de qualidade altíssimo e que seus colaboradores proporcionem um atendimento exemplar. Em outras palavras, recepcionistas, atendentes e garçons devem conhecer profundamente o cardápio, incluindo todas as suas particularidades, e estar aptos a esclarecer qualquer dúvida que os clientes possam ter. É fundamental que seus colaboradores saibam exatamente o que estão fazendo e sejam capazes de oferecer uma experiência excepcional.
Contudo, oferecer uma experiência excepcional pode ser desafiador, pois requer tempo e, em uma operação de grande escala, é preciso otimizar o tempo de preparo. Além disso, é crucial considerar a economia e evitar o desperdício de ingredientes. Mas não se preocupe, os produtos Begin podem resolver todos esses problemas!
Como garantir qualidade e evitar desperdícios em drinks para bar com a Begin
A Begin é uma parceira essencial para bares e restaurantes que desejam otimizar seus processos nos preparos de drinks.
Nossos produtos tornam os drinks mais atraentes visualmente, saborosos e aromáticos. Além disso, ajudam a reduzir desperdícios de ingredientes, economizando dinheiro e evitando a falta de itens essenciais durante o serviço, como por exemplo as frutas, que podem acabar ou até mesmo estragar.
Conheça nossos produtos e confira algumas vantagens das nossas linhas:
Frutas para Drinks da Begin:
As frutas prontas da Begin podem render de 12 a 20 drinks. Essa quantidade varia de acordo com a quantidade de frutas utilizada por drinks em seu estabelecimento. Receita Tradicional de Bares: 50ml de frutas por caipirinha (1 scoop).
Confira suas vantagens:
- São feitas com frutas de verdade
- Possuem sabor intenso e natural
- Já vêm limpas
- Já vêm cortadas
- Já vêm adoçadas na medida certa.
- Longa validade: 1 ano antes de abrir e 30 dias após aberto
- Basta misturar com gelo e destilado.
Com as Frutas para Drinks da Begin, você não sofre mais com:
- desperdício de frutas no fim do expediente
- dificuldade no armazenamento e transporte das frutas
- pouquíssima validade das frutas frescas
- necessidade de refrigeração dos ingredientes
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- Drinks mais bonitos
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- Praticidade
- Aromatização
- Muito sabor
- Um toque profissional nos seus drinks
São 5 opções de sabores: gengibre, limão-siciliano, tangerina, morango e blueberry.
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Oferecer experiências memoráveis no seu estabelecimento não é apenas uma estratégia de curto prazo; é um investimento a longo prazo na fidelidade do cliente. Ao aplicar essas estratégias, você constrói uma reputação sólida e uma base de clientes leais.
Lembre-se, o segredo está nos detalhes que transformam um estabelecimento em um local mágico para os clientes.
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