Pessoas brindando com copos - Estratégias de vendas para bar
0

Estratégias de vendas para bar: como vender mais na segunda e na terça-feira

Embora o maior movimento em bares e restaurantes aconteça aos finais de semana, os outros dias, que tradicionalmente têm um consumo bem mais tímido, escondem um grande potencial de faturamento. Para tanto, é preciso desenvolver estratégias de vendas certas que vão transformar as segundas e terças-feiras em ótimas oportunidades para atrair novos públicos, fidelizar clientes e até girar estoque com mais eficiência. 

Se ainda está na dúvida, fique conosco neste artigo que vamos ajudar a transformar esse começo da semana em dias de lucro. Basta um pouco de criatividade, boas ofertas e, claro, drinks saborosos que é o que mais entendemos por aqui.

A procura é maior aos fins de semana

Nem precisa de estudos ou pesquisas para corroborar que o final de semana é o período de pico em bares ou restaurantes. É quando as mesas lotam, os brindes se multiplicam e o faturamento aumenta. A sociedade já associou que são dias de descanso, distração e divertimento, então, naturalmente estão entre os mais procurados para estes momentos, o que não significa que o início da semana precisa ser “morto”. 

Para muitos estabelecimentos, as segundas e terças-feiras representam uma calmaria um tanto indesejada, mas enquanto muitos donos enxergam como “baixa”, nós entendemos ser uma grande oportunidade, especialmente se você já conta com um público fiel que gosta de estar presente no seu estabelecimento independente do dia da semana.

Por isso, com estratégias de vendas para o seu bar ou restaurante é perfeitamente possível atrair clientes e transformar esse início de semana em dias de lucro significativo. 

A realidade do consumo 

Uma pesquisa sobre hábitos de consumo fora de casa no Brasil mostrou o impacto do fim de semana. O levantamento revela que o valor médio das compras realizadas de sábado é significativamente maior do que em outros dias, sendo quase 30% superior ao gasto na segunda-feira, que registra o menor valor. 

Ou seja, a pesquisa reforça que o cliente gasta mais aos finais de semana, mas não que ele não esteja disposto e motivado a consumir também no início. O levantamento diz que o gasto médio é menor, o que nos propõe a traçar metas para atrair mais clientes e criar ofertas quase irrecusáveis que justifiquem a saída dele nesses dias. 

Estratégias de vendas que vão transformar as segundas e terças-feiras do seu bar

Mais do que abrir as portas, é preciso criar um motivo bem relevante para o cliente sair da casa dele nesses dias, e você ver o cenário de baixa mudar e o faturamento crescer. Nesse sentido, é preciso: 

Faça promoções específicas para o início da semana: 

Jamais faça uso das mesmas ofertas do final de semana para segundas e terças-feiras. Ao contrário de dias mais movimentados, em que os clientes vão até o seu bar, no início da semana elas precisam ser mais agressivas e com um alto valor agregado, para despertar o interesse deles saírem de casa. 

Promoções como drinks em dobro é uma excelente estratégia, sendo um dos atrativos mais eficazes. A mecânica do “pague 1 e leve 2” para determinados coquetéis é bem eficaz, sem contar que aumenta o tempo da clientela na casa. 

Além dos drinks em dobro, os combos que são criações de combinações exclusivas e com preços fixos também são ótimos chamarizes, porque além de estimular o consumo, ajudam a movimentar a cozinha e harmonizar sabores que destacam sua marca.

Um menu degustação com petiscos ou pratos reduzidos a um preço especial também é uma forma de estimular a experimentação e manter a cozinha ativa. 

Entender os hábitos dos seus clientes é um fato importante para que consiga criar promoções segmentadas que vão desde um cupom de desconto para quem frequentar a casa nesses dias específicos até um mimo para aqueles que consumirem determinado valor às segundas e terças-feiras. 

Eventos e programações temáticas:

Crie uma identidade para cada dia, para que deixem de ser de baixa procura para os mais esperados. Seja incluindo músicas ao vivo ou eventos específicos para públicos que buscam entretenimento descontraído como a noite do game, por exemplo. 

Apostar em períodos sazonais ou temáticos é uma excelente estratégia de vendas. Outro exemplo é pensar em um cardápio de comidas e drinks para as estações do ano, mas que são servidos especialmente nestes dias da semana. Já em datas comemorativas, como Halloween, Festa Junina, Natal, abuse da sua criatividade, já que ela pode virar lucro. 

O diferente que gera curiosidade 

Exclusividade é o toque para donos de bares que querem aumentar o consumo em dias de baixo movimento. Criar um menu de Drinks da Semana com 2 ou 3 opções que só estarão disponíveis na segunda e na terça-feira gera o gatilho da escassez nas pessoas e elas vão querer experimentar o coquetel que é servido somente naquele dia. 

Drinks com espumas, frutas exóticas, detalhes nos copos e taças, tudo isso chama a atenção e agrega valor. O cliente faz questão de consumir, especialmente quando o coquetel vem com cara e sabor de experiência. Não perca essa oportunidade. 

Conte com a Begin 

Frutas prontas que garantem sabores únicos, espumas que dão um charme e textura para o drink ou xaropes que complementam os coquetéis, tornando uma experiência única em cada gole, devem fazer parte das suas estratégias de vendas para bar e restaurante em dias menos movimentados. 

A Begin é uma empresa especializada em comercializar ingredientes prontos para dar ainda mais qualidade para seus drinks e proporcionar essa experiência diferenciada, elevando o ticket médio do seu estabelecimento. 

Com a Linha de Frutas Prontas para Drinks, você consegue garantir a qualidade dos drinks, essencial para manter a reputação do seu estabelecimento. 

No nosso site para vendas de atacado é possível conferir as variedades de frutas em embalagens de 1 litro que possibilitam a preparação de até 20 drinks. As opções disponíveis combinam com diferentes bebidas e dão um toque especial no sabor. 

Além disso, essa linha se destaca por: 

  • As frutas já serem cortadas
  • Adoçadas na medida certa
  • Sem desperdício e trabalho no preparo
  • Padronização de sabor nos drinks servidos 
  • Facilidade no armazenamento 
  • Maior tempo de validade (1 ano a partir da data de fabricação/30 dias refrigerado após o pote aberto). 
  • Vários sabores disponíveis 

Além da Linha de Frutas Prontas, ainda contamos com as Espumas para Drinks que dão mais aroma, textura e sabor para as bebidas, proporcionando uma experiência única para seus clientes. 

A Begin tem 5 sabores de espumas prontas para consumo:

  • Blueberry
  • Morango
  • Tangerina
  • Limão Siciliano
  • Gengibre

Conheça a nossa linha completa de produtos para drinks. 

autor

Foto de Julia

Julia

ADORO drinks e sou uma das co-fundadoras da Begin!Nas festas, sou aquela pessoa que gosta de ficar sentada na mesa conversando sobre um milhão de assuntos rsrs. Sou curiosa por natureza e desde pequena vou atrás do por quê das coisas, então dicas e curiosidades é comigo mesmo! No meu grupo de amigas, também sou aquela que está começando no mundo das dietas e rotina saudável, então prometo compartilhar tudo que eu descobrir sobre esse tema com vocês!

Todos os posts

compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quem leu este post leu também