Manter o caixa saudável sem perder a qualidade está entre os maiores desafios de donos de bares e restaurantes. A chave para reduzir os custos operacionais sem comprometer a experiência do cliente está na adoção de algumas práticas de gestão eficientes, que vão desde um controle de estoque impecável, até a escolha de fornecedores confiáveis.
Como qualquer empresa, são diversos os custos envolvidos para manter um bar ou restaurante, tais como aluguel, contas, folha de pagamento, insumo, impostos, entre outros. Quando esses custos operacionais ficam muito elevados, o estabelecimento deixa de lucrar, mesmo com um bom movimento de clientes e vendas, não consegue alcançar um desempenho satisfatório.
Ou seja, além de lucrar menos, ainda não tem capital de giro suficiente para fazer novos investimentos necessários para impulsionar o crescimento. Quando não se faz o controle dos custos operacionais, as chances de perder o equilíbrio entre a receita e as despesas são muito grandes. E esse prejuízo pode colocar o negócio em risco.
Para tanto, é possível reduzir os custos através de um olhar atento para os gargalos da operação, seja em processos ineficientes ou áreas que estão resultando em desperdícios. Se você não quer entrar para as estatísticas de bares e restaurantes que estão operando no vermelho, pense em colocar em prática as dicas a seguir.
Comece pelo estoque!
O estoque é um dos pilares para donos de bares e restaurantes que buscam reduzir os custos operacionais, especialmente quando se consegue fazer o controle dele.
Ao manter uma boa gestão dos insumos que são utilizados para o funcionamento do estabelecimento, é possível evitar desperdícios e ainda garantir com que você não deixe um cliente na mão quando ele pedir aquele drink ou petisco favorito do cardápio.
Utilize um sistema de controle que te permita monitorar entradas e saídas, analisar o que vende mais e identificar itens que precisam de reposição de forma mais urgente. Assim, você evita comprar produtos em excesso ou deixar insumos parados e perto da validade.
Sem contar que, com um estoque controlado, fica mais fácil fazer um planejamento de compras e negociar com fornecedores para conseguir melhores condições.
Menos desperdício, mais economia!
Aposte na otimização dos processos
Treinar sua equipe para que ela tenha os processos bem definidos faz com que o seu negócio fique mais ágil e eficiente.
Isso porque ao ter funcionários bem treinados, são reduzidas as chances de erros e, consequentemente, há menos desperdícios. Sem contar que você ganha pontos ao oferecer um atendimento mais rápido e eficaz para o seu cliente.
Quando falamos em treinamento queremos dizer que, por exemplo, é possível evitar que a equipe cometa erros que vão ter um custo elevado, como servir drinks com medidas erradas ou então não saber usar corretamente os ingredientes do bar.
Otimizar os processos é garantir que, além de evitar desperdícios, também se assegure que os clientes tenham uma experiência única de atendimento e se tornem propagadores da sua marca.
Energia e insumos, olho neles!
Controle também os gastos com energia, água e outros insumos.
Cozinhas e bares costumam exigir muita energia para funcionar, mas isso não significa que você precisa arcar com gastos elevados. Com um pouco de planejamento e ajustes, é possível adquirir equipamentos mais econômicos.
Com isso, é possível reduzir o consumo e sentir a diferença na conta no fim do mês.
Planejamento tributário é fundamental
Os impostos são responsáveis por boa parte das despesas de um bar ou restaurante, mas se você fizer um bom planejamento tributário, é possível reduzir esse impacto.
É muito comum que estabelecimentos não se atentem nesta questão e acabem pagando tributos mais altos.
Por isso, procure a orientação de um contador especializado no setor de alimentação para que ele possa ajudar a definir o melhor regime tributário para o seu negócio, além de auxiliar na identificação de possíveis reduções de impostos.
Tenha parceiros de confiança
Um ponto importante para quem precisa reduzir custos operacionais é negociar com fornecedores confiáveis, que entregam qualidade e pontualidade.
Além disso, manter uma boa relação com parceiros permite que você negocie melhores condições, com prazos de pagamento e descontos. Ou seja, todo mundo ganha.
E por falar em parceria e economia, você já conhece a Begin?
Somos uma empresa especializada em comercializar ingredientes prontos para dar ainda mais qualidade para seus drinks e, de quebra, ainda contribuímos com a redução dos seus custos operacionais. Quer entender como?
O desperdício de insumos é um dos motivos que pode contribuir em custos extras, e quando falamos em drinks, estamos pensando em frutas como um dos ingredientes indispensáveis. O desafio, neste caso, é garantir que todo o lote deste item esteja bom para ser consumido, o que muitas vezes não acontece.
Como contamos com a Linha de Frutas Prontas para Drinks, você consegue garantir praticamente zero desperdício nesse quesito, sem perder a qualidade das suas bebidas.
Essa linha foi pensada para facilitar a vida do bartender – ganhando tempo no preparo dos coquetéis, e você, empresário, economiza ao não perder insumos por baixa qualidade.
No nosso site para vendas de atacado é possível conferir as variedades de frutas em embalagens de 1 litro que possibilitam a preparação de até 20 drinks. As opções disponíveis combinam com diferentes bebidas e dão um toque especial no sabor.
Além disso, essa linha se destaca por:
- As frutas já serem cortadas
- Adoçadas na medida certa
- Sem desperdício e trabalho no preparo
- Padronização de sabor nos drinks servidos
- Facilidade no armazenamento
- Maior tempo de validade (1 ano a partir da data de fabricação/30 dias refrigerado após o pote aberto).
- Vários sabores disponíveis
Além da Linha de Frutas Prontas, ainda contamos com as Espumas para Drinks que dão mais aroma, textura e sabor para as bebidas, proporcionando uma experiência única para seus clientes.
A Begin tem 5 sabores de espumas prontas para consumo:
- Blueberry
- Morango
- Tangerina
- Limão Siciliano
- Gengibre
Conheça a nossa linha completa de produtos para drinks.
Portanto, reduzir os custos operacionais não é só cortar gastos, mas sim otimizar tudo o que entra e sai. Com essas práticas, você vai conseguir manter a qualidade, satisfazer o cliente e ainda garantir mais folga no orçamento!
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