Montar uma carta de drinks é uma tarefa árdua, porém essencial para a identidade de um bar, pois ela reflete seu estilo, público-alvo e a experiência que pretende oferecer aos clientes.
Pensar nesse cardápio é tão importante quanto oferecer um bom atendimento, ter produtos de qualidade e bebidas diferenciadas, é mostrar que o estabelecimento tem habilidade e criatividade para fazer drinks pra lá de especiais.
Até porque, na maioria das vezes, as pessoas não vão entrar em um bar já sabendo o que vão beber, por isso, é fundamental ter uma carta de drinks bem elaborada e chamativa para ajudar o cliente na hora da escolha.
Quer aprender como criar uma boa carta de drinks para o seu bar? Então fique com a gente neste artigo, vamos elencar as principais dicas.
O seu negócio tem um público fiel
Para começo de conversa, saiba que o seu negócio tem um público fiel. Estudos mostram que visitar bares, restaurantes, cafés e estabelecimentos similares está profundamente enraizado na vida social dos brasileiros.
Dados coletados apontam a popularidade de bares e restaurantes, com quase metade dos clientes optando por consumir bebida alcoólica no local de compra, estando a cerveja, vinho e bebidas destiladas no ranking de preferências. Além disso, a icônica Caipirinha é o coquetel mais popular no país, assim como os drinks clássicos como Gin Tônica, Margarita, Mojito e Piña Colada.
Só nesta pesquisa já temos algumas bebidas que não podem faltar na sua carta de drinks, afinal, estão entre as preferências dos brasileiros. Mas antes de falarmos sobre as opções, vamos entender o que não pode faltar nesse cardápio.
A importância de uma carta de drinks
Como já citamos anteriormente, a carta de drinks é tão importante quanto oferecer um bom atendimento e produtos de qualidade, por isso, ela deve refletir a personalidade do bar. Se o seu negócio tem um tema específico, como vintage, moderno ou tropical, os seus drinks devem estar alinhados com esse tema.
Uma carta bem elaborada diferencia o bar dos concorrentes, e é através de drinks exclusivos e bem apresentados que você vai atrair e fidelizar seus clientes, uma vez que uma boa seleção de coquetéis proporciona uma experiência memorável aos clientes, sendo um belo incentivo para que eles voltem para o seu estabelecimento.
É importante ter em mente que uma carta variada e atraente pode aumentar as vendas, especialmente se incluir drinks premium com margens de lucro mais altas.
Público, preço e apresentação são alguns cuidados na hora de montar sua carta de drinks
Para montar uma boa carta de drinks é preciso seguir algumas estratégias que vão desde conhecer o seu público, até acompanhar as tendências de mercado. Confira mais a seguir.
Conheça seu público – Entender as preferências do seu público-alvo é fundamental. Perceba se seu bar atrai um público jovem, por exemplo – uma boa oportunidade para oferecer drinks modernos e inovadores. Se a frequência maior é de um público mais maduro, pode apostar em drinks clássicos como a melhor escolha, e assim por diante.
Equilíbrio – Investir na variedade para atender a diferentes gostos é uma excelente estratégia, portanto, tenha uma boa mistura de drinks clássicos, criações exclusivas, opções sem álcool e drinks de diferentes intensidades (leves, médios e fortes), mas não exagere nas opções.
Sazonalidade – Fique atento em atualizar a carta regularmente, incluindo ingredientes sazonais e frescos. Drinks temáticos para diferentes épocas do ano, como verão e inverno, podem ser uma atração adicional.
Design e Apresentação – A aparência da carta é importante. Use um design que seja fácil de ler e que seja atraente visualmente. Descrições detalhadas e criativas podem tornar os drinks mais apetitosos, além de boas fotos para chamar atenção.
Consistência – É importante que os drinks sejam preparados de maneira consistente, isso ajuda a manter a qualidade e a satisfação do cliente, portanto, treine sua equipe para garantir essa entrega.
Preço – Estruture os preços de maneira estratégica e pense em uma gama de valores que atraia diferentes clientes, porém, é importante que eles estejam alinhados com a experiência geral que o bar oferece. Tome cuidado para não dar tanto destaque para os preços e esquecer dos drinks.
Tendências do Mercado – Esteja atento às tendências do mercado de drinks e incorpore novidades que possam atrair atenção, como drinks sustentáveis, uso de ingredientes exóticos ou técnicas inovadoras de mixologia.
Parcerias e Ingredientes locais – Considere usar ingredientes locais ou fazer parcerias com marcas de bebidas locais. Isso pode adicionar um toque único e autêntico à sua marca.
Já conhece a Begin para essa parceria?
A Begin é uma empresa que comercializa ingredientes prontos para dar ainda mais qualidade para os seus coquetéis e para a sua carta de drinks.
Nos destacamos não apenas pela qualidade, mas pela variedade de produtos para atender as mais diferentes necessidades, como a linha de frutas para drinks. Em nosso site, é possível conferir as variedades de frutas para drinks em embalagens de 1 litro, que possibilitam a preparação de até 20 drinks.
Também oferecemos as espumas para drinks, que combinam com todas as bebidas como gin, Moscow Mule, caipirinha, Mojito e até mesmo em coquetéis sem álcool. Contamos com cinco sabores que permitem a preparação de até 12 drinks. São eles: gengibre, limão siciliano, morango, tangerina e blueberry.
Ainda contamos com os xaropes para coquetéis que vão deixar sua carta de drinks ainda mais diferenciada. São cinco sabores à disposição em garrafas de 750ml cada: limão siciliano, frutas vermelhas, maçã verde, tangerina e gengibre e limão para Moscow Mule.
Visite o nosso site: https://atacado.experimentebegin.com.br/
Gostou das nossas dicas? Então nos siga no Instagram e no Facebook para ficar por dentro de tantas outras. No nosso canal do Youtube também é possível conferir algumas receitas de drinks para fazer com a nossa variedade de produtos. Para conferir mais dicas, visite nosso blog!